Windsurf e Kitesurf
As belezas naturais encantam à primeira vista. Basta conhecer para escolher São Lourenço como sua praia!
 
 
Praias calmas de água doce
Banhada por toda a beleza de uma das maiores reservas de água doce do mundo, em São Lourenço do Sul, na sombra ou no sol, às margens da Laguna dos Patos, a cidade oferece fantásticas opções de diversão para todos.
 
 
Excelente Infraestrutura
A rede hoteleira conta com mais de 1,3 mil leitos, 15 hotéis e pousadas e centenas de imóveis para locação. Outra opção é o bem estruturado Camping Municipal com capacidade para 1,2 mil barracas e trailers.
 
 
Fazenda do Sobrado
A Fazenda do Sobrado, casa que pertenceu a Don’Ana, irmã do herói Farroupilha Bento Gonçalves. O local permite o contato com a natureza, sendo possível agendar passeios a cavalo.
 
 
Praias calmas de água doce
Banhada por toda a beleza de uma das maiores reservas de água doce do mundo, em São Lourenço do Sul, na sombra ou no sol, às margens da Laguna dos Patos, a cidade oferece fantásticas opções de diversão para todos.
 
Roteiros Turísticos
MUSEUS
FOTO: Casa de Jacob Rheingantz, atual Casa da Imigração

MHSLS – Museu Histórico de São Lourenço do Sul

     O Museu Histórico de São Lourenço do Sul foi fundado em 29 de maio de 1984 e fica dentro da Casa de Cultura, que funciona em um prédio construído em 1919 por imigrantes alemães, mantendo sua arquitetura original. Vinculadoà Coordenadoria de Cultura desenvolve diversas atividades, possui em torno de 300 peças em exposição e tem por objetivo maior a preservação da cultura local e da região.
    O arquivo histórico do museu está composto por documentos históricos, que mostram parte da história do município, dentre eles existem documentos oficiais da Prefeitura, documentos contábeis e atas de votação.
    Além deste acervo de documentos, o arquivo possui um número significativo de fotos que retratam um pouco da história visual do município de São Lourenço do Sul. O acervo é oriundo de doações da comunidade, destacando-se as peças históricas e de mobiliário doadas por famílias tradicionais do município, instrumentos relacionados à tecnologia, ao trabalho e ao acervo pessoal do Dr. João Baptista Brauner, ex-prefeito, médico e militar que obteve importante papel no desenvolvimento do processo histórico do município.

     Horário de funcionamento
De segunda a sexta-feira das 8:30 às 11h e das 13h30min as16:30h , ou com agendamento prévio, pelos telefones: (53) 3251-9573 e 3251-9538 ou ainda pelo e-mail: casa.culturasls@gmail.com, com entrada franca.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço do Sul


Casa Hartmeister


     A Casa Hartmeister abriga o Memorial do Seminário Concórdia (instituto de Formação de Pastores da Igreja Luterana) e o Museu da Imigração Pomerana.
    Está localizado junto à comunidade Evangélica Luterana São João, em Bom Jesus, São Lourenço do Sul. O projeto nasceu no ano de 2008, em virtude das comemorações dos 105 anos do Seminário Concórdia, atualmente localizado no município de São Leopoldo.
     É o único museu em atividade permanente no interior do município, atraindo uma média de 1.300 visitantes anualmente.
    Na casa Hartmeister encontram-se objetos pessoais, livros e instrumentos utilizados no atendimento aos que procuravam por assistência médica. Mostrar isso é resgatar os valores culturais de uma das etnias formadoras da população da região sul do Rio Grande do Sul.

Horário de funcionamento:


De Segunda à sexta-feiras, das 14 às 18 horas ou com agendamento prévio pelo telefone (53) 84566257, com Iléia Krüger.

Visitação R$ 5,00





ICECI – Casa da Imigração


     Construída por volta de 1860, a casa foi erguida por Jacob Rheigantz, fundador da Colônia de São Lourenço, e serviu de moradia aos primeiros 88 imigrantes que chegaram à região em 18 de janeiro de 1858.
     Em 1877, ano da morte de Rheigantz, a colônia já tinha um total de 52 mil hectares e mais de 6 mil moradores entre imigrantes e descendentes. Embrião da colônia de São Lourenço do Sul e centro inicial da presença pomerana e alemã na região, a colônia permaneceu privada até ser emancipada e transformada em Município.
    Em 2008, para marcar os 150 anos da imigração alemã e pomerana em São Lourenço do Sul, a comunidade, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e uma grande equipe coordenada pela Fundação Simon Bolívar (FSB), trabalhava para dar forma ao projeto do Museu Casa da Imigração.
     Parte importante do projeto foi a criação, em abril de 2008, do Instituto Cultural Educacional Casa da Imigração (ICECI), especificadamente para responder pela gestão do futuro Museu a ser implantado na localidade de Picada Moinhos, sexto distrito municipal.
     Atualmente a Casa da Imigração abre as suas portas para visitação somente na Festa Comemorativa da Chegada dos Primeiros Imigrantes Alemães-Pomeranos em São Lourenço do Sul (Janeiro), na Festa do Colono (Julho) e com agendamento prévio pelo telefone (53) 9959-4237 com Clara. A entrada é franca.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço do Sul